domingo, 4 de setembro de 2011

Produção Textual - (Ficha 4) - Grupo Sextante

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Ana Maria Galzerani
Regina Célia Angelini

            O que é desenvolvimento sustentável? Há autores e estudiosos que preferem usar o termo sociedade sustentável, pois desenvolvimento nos remete à idéia de crescimento econômico, e sabemos que isso não basta para um modo de vida sustentável.

            Quando se busca a sustentabilidade, a agricultura é fundamental: implica na busca de estratégias e desafios para tornar o progresso humano viável. Para a sustentabilidade ser plena, tem que ocorrer simultaneamente em seis dimensões, a partir das ideias de Sachs (1994), Flores (1994) e Cruz (1995): econômica, ecológica, social, espacial ou geográfica, cultural e política.

            Econômica porque ela precisa gerar empregos e renda para a população envolvida melhorar sua qualidade de vida; ecológica porque deve ser promovida em equilíbrio com o meio ambiente, através de práticas que causem o menor impacto possível; social para que seus benefícios cheguem a todos os membros da sociedade e que contribua para a sua inserção econômica, social, política e cultural, ou seja, um cidadão pleno; espacial ou geográfica, para que a distribuição das terras rurais ou urbanas seja mais equilibrada, obtendo-se assim uma melhor distribuição dos assentamentos humanos e das atividades econômica; cultural, pois devem ser respeitadas as tradições, os costumes dos grupos envolvidos; e política, deve possibilitar a participação democrática dos diferentes setores e posições ideológicas.

            Portanto é necessário que o homem seja colocado no centro desse processo de busca pela sustentabilidade. Até que ponto as substituições das fontes tradicionais de energia propostas hoje vão ao encontro desses preceitos? A produção de “agrocombustíveis”? Ela é voltada para a equilibrada distribuição de terras e recursos? Ela respeita as comunidades indígenas, de camponeses? Não interfere na segurança alimentar?

            À despeito da atual promoção de um mercado global, os agrocombustíveis não são limpos ou verdes, resultam em desflorestamento e causam fome, expulsam pequenos produtores e poluem o solo, os rios e as águas subterrâneas por meio dos produtos químicos utilizados na monocultura, gerando “desertos verdes” de pobreza.

            Devem ser buscadas mudanças nos métodos de produção e no padrão de consumo, modificando-se hábitos perniciosos do consumo irresponsável para reduzir o desperdício. Contudo, a difusão de informações deve ser buscada, para incentivar iniciativas locais e regionais de políticas de sustentabilidade.

            Essa consciência precisa ser adquirida pela sociedade, e só acontece através de uma educação guiada pelo princípio da sustentabilidade, a ser incutido nos programas educacionais para promover o conhecimento, as competências, habilidades, princípios, valores e atitudes integradas à prática de uma ação transformadora, vinculada à vida sustentável das pessoas e à própria sobrevivência do planeta.

Referências Bibliográficas
PESSOA, Vera Lúcia Salazar, Desenvolvimento rural sustentável: desafios na questão ecológica, econômica e social da grande empresa rural no Brasil. In: CASTRO, Iná E.;MIRANDA, Mariana; ELGLER, Cláudio A.G.(orgs.). Redescobrindo o Brasil: 500 anos depois. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, Faperj, 1999.

GADOTI, Moacyr. Educar para a Sustentabilidade: uma Contribuição à Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Ed. Paulo Freire, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário